Um fã-clube pra chamar de seu

Um fã-clube pra chamar de seu

Mais que clientes, sua marca precisa de fãs

Cliente satisfeito é a melhor receita para o sucesso de uma empresa, certo? Pense novamente. Em um panorama de mercado que permite uma interação cada vez mais intensa entre cliente e marca, o objetivo real para qualquer empresa deve ser engajar seu público de tal maneira que este vire um verdadeiro fã de seu negócio.

A principal diferença entre cliente e fã reside na objetividade que o primeiro aplica ao analisar sua marca. Eles precisam de atributos palpáveis e qualidades consistentes para realmente sentirem-se compelidos a se comprometer a consumir seu produto. Um fã, por sua vez, estabelece um laço afetivo com a marca, retirando o fator racional da equação na hora do consumo.

Consolidar fãs significa gerar identificação junto ao público, o que significa também uma preocupação legítima deste com sua marca. Assim, ao notar algo insatisfatório no trabalho de sua empresa, o fã não irá simplesmente abandonar seu produto, mas sim gerar feedback e críticas construtivas que servirão de auxílio para seu aperfeiçoamento no mercado.

Para estabelecer este tipo de relacionamento com seu consumidor, alguns passos já se provaram cruciais no processo. O primeiro ponto deve ser o cadastramento de seus clientes. Orientar sua equipe a recolher os dados do consumidor em cada compra ajuda muito na hora do estudo de seu mercado e no momento de determinar a parcela da população que mais consome seu produto e sob quais condições este consumo é exercido (localidade, faixa de renda, de idade, etc.).

O próximo passo é entender que não basta mais um bom atendimento para se destacar. A nova geração de consumidores busca mais do que um contato supérfluo com seu produto; eles querem uma experiência com a marca. Buscar as melhores formas de gerar um verdadeiro relacionamento entre loja e cliente é de suma importância para gerar o engajamento que você procura para sua empresa.

Para isso, abuse das ferramentas disponíveis no marketing, on e off-line. As tradicionais pesquisas de opinião, eventos que exponham a marca, e-mail marketing, fan pages em redes sociais, recursos de geolocalização, Google Analytics. Tudo pode ser usado como recurso para aproximar você de seu cliente. Aprenda o máximo possível de sua clientela para que estes dados possam ser usados na hora de estabelecer a relação íntima que a pessoa busca com sua empresa.

Para um processo tão complexo, é fundamental que toda sua equipe esteja profundamente envolvida no funcionamento e no dia a dia da empresa, acompanhando cada ponto desta relação com o cliente. O treinamento dos funcionários deve ser redobrado quando seu objetivo é criar um relacionamento verdadeiro com sua clientela, não se limitando à venda, pura e simples.

Finalmente, é de suma importância ressaltar que um dos pilares fundamentais da empresa precisa estar presente neste processo tão delicado: você, dono. Relegar aos funcionários esta tarefa tão importante é um passo em falso. Obviamente existem outras obrigações para um empresário, mas negligenciar o dia a dia da empresa e o contato direto com o público não é uma boa estratégia. Na batalha para consolidar sua marca entre tantos concorrentes, lembre-se sempre que o foco principal é o cliente.

Aproximando-se da clientela abordando estes passos, sua empresa certamente irá conquistar uma base de fãs fiéis, que levantaram a bandeira de sua empresa por onde estiverem.

Exclusiva Brasil
por Exclusiva Brasil dia 20 de junho de 2017
Administrador da Exclusiva Brasil

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