O social no comercial

O social no comercial

A importância da conscientização na comunicação empresarial

A cobrança por políticas sustentáveis, práticas ecologicamente corretas e responsabilidade social por parte das empresas vêm se tornando tendência no mercado atual. A sociedade busca um posicionamento claro das marcas no que tange a questão dos cuidados sociais e, com o crescimento das mídias digitais e da economia global, a cobrança e vigilância tornaram-se mais acessíveis ao público, impossibilitando que as empresas negligenciem este aspecto de seus negócios.

Tornar estas práticas socioambientais em rotina da marca é o novo desafio a ser encarado para agregar valor à imagem divulgada ao público. E isto não se limita a empresas de grande porte ou indústrias multimilionárias; no panorama atual, qualquer negócio precisa adaptar-se ao modelo da sustentabilidade e da conscientização Este cenário apresenta-se como um caminho sem volta e as empresas já passam a incorporar estes valores de forma a exercitá-los e demonstrar sua preocupação com as questões sociais de forma orgânica para seu público-alvo, buscando aplicar novas técnicas sustentáveis em seu dia a dia e apoiando causas importantes para os movimentos sociais.

Não raramente notam-se grandes empresas envolvidas em campanhas de conscientização social tratando de temas como racismo ou discriminação de gêneros, para citar apenas alguns em pauta atualmente. Muitas também encontram no apoio a movimentos culturais e sociais, além do tradicional patrocínio a empreendimentos do ramo, uma maneira rápida e eficiente de atrelar o nome de sua marca a estas causas sociais. Ter uma visão a longo prazo nestes casos é a estratégia mais acertada para propagar a mensagem que a comunicação de sua empresa deseja passar e fortalecer sua empresa perante o público final.

A partir de diagnósticos obtidas por indicadores como o Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, as empresas podem realizar planejamentos e estabelecer metas de desenvolvimento sustentável, gerenciando de maneira mais eficiente os processos e monitorando resultados destas ações que valorizam os aspectos socioambientais de sua empresa. O engajamento em projetos que despertam simpatia no público tem se provado como fórmula certeira de conquistar os clientes atuais, que estão saindo cada vez mais do modo automático de consumo e buscando os valores atrelados que sua marca pode oferecer a eles e para a sociedade onde está inserida.

Através de meios como as mídias digitais, as marcas encontram maneiras quase imediatas de conquistar seguidores através de ações deste tipo, passando a serem reconhecidas como negócios que buscam dar algo em troca para a sociedade e que trazem investimentos para aspectos sociais importantes para seu público. Em troca destes esforços, o cliente conscientizado é atraído para a mensagem de sua empresa e estabelece uma ligação mais próxima e pessoal com sua marca, indo além da relação cliente e produto.

Exclusiva Brasil
por Exclusiva Brasil dia 23 de junho de 2017
Administrador da Exclusiva Brasil

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