O blog no marketing digital

O blog no marketing digital

Como otimizar a divulgação de seu conteúdo na web

Gerar visibilidade para sua marca é absolutamente essencial; a questão é como fazer isso de maneira pertinente e com conteúdo de qualidade. O público possui diversas ferramentas disponíveis para simplesmente consumir o conteúdo que deseja e “pular” anúncios indesejados e, se você não capturar o interesse imediato do cliente, este poderá descartar sua empresa na rapidez de um clique.

No segmento do marketing de conteúdo, ferramenta principal de uma estratégia de comunicação bem estruturada, o blog é uma das maiores armas a se utilizar. É através de um blog de qualidade que sua marca terá o chamariz ideal para atrair novos clientes e potenciais candidatos para expandir seu negócio. Uma franquia só tem a ganhar mantendo um blog que consiga aumentar seu número de leads.

Mais que quantidade, o blog aumenta a qualidade dos leads captados, garantindo com o funil de interesse que mais pessoas que realmente estão buscando informações sobre sua empresa sejam direcionadas até sua marca, ao invés de usuários avulsos que não gerarão real engajamento.

Para implementar um blog bem estruturado, é necessário levar em consideração algumas etapas. Conhecer seu público, para então saber o que este procura na rede, montar sua estratégia, produzir com muita qualidade e, finalmente, saber como promover este conteúdo.

Mapear o perfil de sua clientela sempre deve ser o primeiro passo na estratégia. Conhecer seu público é a etapa fundamental em qualquer plano de marketing. Definir faixa etária, gênero, profissão, faixa salarial, localidade e hábitos de consumo sempre são indicadores de como você deve dialogar com o cliente e como deve ser estruturado o conteúdo oferecido para o mesmo. A decisão de direcionar seu blog para público final, potenciais parceiros ou ambos também precisa ser tomada nesta etapa, já que a linguagem adotada para cada objetivo deverá ser pensada cuidadosamente.

Definidas as personas para as quais seu blog irá produzir, é necessário pensar nas possíveis palavras-chave que irão direcionar o público até sua página. Esta fase é de extrema importância, já que de nada vale conteúdo de qualidade se não houver audiência para consumi-lo. Pesquise profundamente as palavras-chave mais usadas no Google pelo seu segmento de mercado, e sempre tente não generalizar muito na hora de definir os termos de busca. Afunile as palavras-chave para o que sua marca realmente oferece, pois esta estratégia mostra melhores resultados na hora da procura.

Em seguida, crie uma linha editorial consistente para suas publicações, definindo assertivamente os horários e datas para postagens e, dependendo do tipo de público, um cronograma com assuntos fixados para cada dia. Pense e produza o conteúdo com a devida antecedência; desta forma, seu planejamento terá uma margem de tempo confortável para planos de contingência, caso alguma postagem se tornar obsoleta ou precisar ser substituída por alguma razão emergencial.

Chegando a hora de produzir, lembre-se que a regra principal é oferecer informação de qualidade, relevante e atrativa para o público. Defina o tema, faça sua pesquisa, estruture a base de seu texto e busque recursos que auxiliem na hora de repassar a informação para seu público. Na hora de se destacar no mar de textos que a internet tem a oferecer, qualquer diferencial é um fator extra para fazer seu conteúdo despontar na multidão.

Porém, nem só de qualidade depende a propagação de seu conteúdo. Não tenha medo de recorrer a ferramentas como Google AdWords e patrocínio em páginas especializadas no segmento de seu produto. É essencial que sua marca esteja onde o público possa vê-la, de qualquer forma que você conseguir posicioná-la.

A produção de um blog é um passo importante e trabalhoso, mas com a devida dedicação e investimento necessário, será uma ferramenta extremamente útil na divulgação de sua marca na rede.

Exclusiva Brasil
por Exclusiva Brasil dia 2 de junho de 2017
Administrador da Exclusiva Brasil

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