E-mpreender

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O e-commerce como forma de expansão de seu negócio

O e-commerce é um segmento de mercado que anda despertando o interesse de diversos empreendedores graças à sua agilidade e baixo investimento. Com benefícios que englobam mais dinamismo nas transações, menos gastos e maior otimização de tempo, o segmento passa a ser visto como uma ótima opção para encurtar a relação entre empresa e cliente. E obviamente o setor de franchising também já está embarcando nesta tendência.

Para o modelo de franquias, esta maneira alternativa de conduzir o negócio é altamente atrativa. Ao quebrar a barreira da distância, o e-commerce facilita muito a gestão de uma marca que possui diversas unidades em diferentes pontos do país e o uso de sistemas de controle de serviços e compras apresentam-se como uma maneira de facilitar o gerenciamento de uma empresa neste formato. O fato de um e-commerce estar aberto 24 horas e estar acessível ao seu cliente a qualquer hora e em qualquer lugar através da internet é apenas mais um dos vários benefícios do modelo.

Além disso, a utilização do e-commerce permite um maior monitoramento de informações sobre o mercado consumidor. Neste modelo é fácil para a empresa ter acesso a números de acessos em site, de compras, saber quais são os produtos com maior saída em seu catálogo e as áreas onde a saída de seus produtos ocorre mais, o que sempre é útil para estudos e planejamento de marketing do negócio, além da formação de um banco de dados de clientes para sua empresa. A possibilidade de interação direta com seus clientes, através de SAC, e-mail marketing ou seção de perguntas frequentes em seu site são um adicional neste sentido de consolidar informações precisas sobre seu público, além de estabelecer um diálogo saudável de sua marca junto aos clientes.

Empresas que decidam investir menos em espaços físicos também tem muito a ganhar neste formato. Dispensando o ponto comercial para efetuar as vendas, o e-commerce proporciona economia com aluguel, despesas de serviços, funcionários fixos, limpeza, entre outros. Todas estas despesas representavam um grande risco para quem desejava começar seu negócio, mas com o crescimento do modelo online, elas podem ser colocadas em segundo plano. A possiblidade de atender maiores demandas sem ter que, necessariamente, investir em grandes expansões também serve como mais um incentivo na área financeira.

A presença online que o e-commerce traz para uma franquia é outro diferencial importantíssimo para alavancar as vendas de seu produto. Com uma maior visibilidade em diversas localidades, a marca vai sendo consolidada naturalmente na mente do público final, atingindo clientes que seriam inalcançáveis caso sua empresa se limitasse ao modelo tradicional de vendas no espaço físico de uma loja.

Alguns detalhes precisam ser observados, porém. Garantir que o conteúdo de seu site seja responsivo e funcione adequadamente em todas as plataformas é essencial para quem quer que seu produto se destaque no mercado. O consumo pela internet é uma realidade e o público utiliza cada vez mais seus smartphones para realizar suas compras, então esta é uma área que definitivamente não pode ser negligenciada.

É importante observar a harmonia entre sua loja digital e física, se esta existir. Praticar preços coerentes entre as duas é importante, uma vez que o cliente pode ver uma oferta que lhe interessa em seu site, mas preferir comprar na loja física e esperará encontrar o mesmo preço nas duas lojas.

Para as franquias, é ainda crucial definir entre matriz e franqueados os parâmetros a serem aplicados na utilização do e-commerce. Determinar se a venda online contará como realização da franqueadora ou se esta criará divisões online para cada unidade, entre outras medidas, é importante para não haver conflitos entre franqueados e matriz. Desta forma, sua empresa estará mais preparada para desfrutar dos benefícios do e-commerce, sem cair em possíveis armadilhas.

Exclusiva Brasil
por Exclusiva Brasil dia 26 de maio de 2017
Administrador da Exclusiva Brasil

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