Criando resultados.

Criando resultados.

Os erros a serem evitados pelos desenvolvedores de conteúdo.

 

Algumas armadilhas clássicas fazem parte do dia a dia de quem produz conteúdo para inbound marketing. Dentro dos planos de comunicação das empresas, é comum que desenvolvedores acabem batendo de frente com erros de planejamento ou simplesmente acabem emperrando na falta de experiência nas técnicas corretas do marketing de conteúdo.

A pesquisa do mercado é um dos primeiros pontos a serem analisados e um dos que é frequentemente ignorado. Estar atento ao que vem sendo feito dentro de seu campo de atuação, incluindo análise da comunicação da concorrência, é um passo importantíssimo para o desenvolvimento de sua própria estratégia. Tenha em mente que seu conteúdo só irá superar o de seus competidores se oferecer algo de novo e relevante em relação ao que já foi publicado anteriormente.

Com isto feito, tenha em mente o conceito da escaneabilidade de seu texto. Seu conteúdo deve ser acessível para o leitor, com elementos de fácil identificação, destacados ao olho do leitor. Lembre-se que a atenção do público online é facilmente dispersada e, por isso, seu texto deve ser atraente e de fácil absorção. O uso de listas e enumerações é uma fórmula que faz sucesso dentro do marketing de conteúdo, justamente por suavizar a experiência da leitura, a tornando mais dinâmica.

Para a produção de seus textos, sempre dê preferência ao bom planejamento e pesquisa ao invés da inspiração. Com seu público-alvo bem definido e com fontes de referência sólidas, o trabalho de produção fica muito mais simplificado e o desenvolvedor não fica refém das musas para entregar seu material. Nunca deixando de lado as ferramentas cruciais para o planejamento e distribuição de conteúdo online.

Ao redigir seu texto, não se esqueça de incluir as palavras-chave corretas relacionadas ao tema e referentes à sua marca e produto. A estrutura, título e estes termos específicos irão influenciar imensamente no resultado do alcance de sua publicação, com o auxílio de ferramentas como Google Adwords.

Para manter o interesse de seu leitor, pense em variar os temas de suas publicações. O foco deve ser voltado para o que seu público enxerga como relevante, e sua comunicação precisa ser objetiva quanto a isto. Mas dentro deste escopo de interesse, existem muitos níveis a serem explorados e você não precisa ficar martelando o mesmo conteúdo semana após semana.

Outros detalhes que podem parecer menores e passarem desapercebidos não devem ser deixados de lado, como comprimir o tamanho das imagens de suas postagens (o que influencia muito o índice de rejeição de seu post, caso a foto demore muito para carregar e seu leitor abandonar a página), ou atualizar o conteúdo de postagens antigas, de acordo com o surgimento de novas informações relevantes ao assunto.

Com todo este trabalho pronto, o erro final a ser evitado é esquecer de analisar os resultados de sua estratégia. Colher os dados referentes à sua comunicação é crucial para determinar o sucesso de seu planejamento e definir os próximos passos a serem seguidos pela comunicação.

Nunca fique parado nem se acomode com o que sabe. A comunicação online está em constante evolução, com novas ferramentas surgindo a cada dia. O maior acerto que você pode ter em seu planejamento e em sua carreira como desenvolvedor de conteúdo é estar atualizado com o mercado. Pode confiar neste conselho, que não tem erro.

Exclusiva Brasil
por Exclusiva Brasil dia 14 de julho de 2017
Administrador da Exclusiva Brasil

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