Apostando no visual

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A utilização do Instagram na comunicação empresarial

O Instagram é um fenômeno mundial, com mais de 150 milhões de usuários, 55 milhões de fotos postadas diariamente, 1,2 bilhões de curtidas ao dia e onde cada usuário gasta, em média, 257 minutos por mês conectado. Dentro deste cenário, é óbvio que as maiores empresas já estão presentes nesta mina de ouro, com mais de 1.300 das marcas mais populares do mercado já inseridas nesta rede. O que o seu negócio está esperando para explorar esta ferramenta?

Ponha na cabeça que não existe cenário onde sua marca não precise estar empregando o Instagram em sua comunicação. Se seu público está lá, você precisa estar presente também. Claro, por ser um aplicativo que apela quase que exclusivamente para o visual, empresas que dispõe de produtos “atrativos”, como roupas ou maquiagens, possuem uma vantagem dentro do Insta. Porém, isto não deve ser visto como empecilho para empresas que trabalham ofertando serviços ou produtos com menor apelo visual. Com criatividade e uma boa estratégia, sua marca pode oferecer conteúdo de qualidade dentro da rede social.

Comece pelo fundamental: mapeamento do seu público. Saber para quem você está falando define bem sobre o que você irá falar. Um bônus: conheça o público da rede em que você está presente. O Instagram é uma rede social com grande apelo entre os jovens, com uma audiência maior nas faixas etárias entre 15 e 35 anos. Se sua clientela se encaixar neste perfil, melhor para sua empresa. Senão, é necessário pensar em como atrair o usuário jovem, sem desconectar-se de seu público-alvo original. Tente ir além da simples divulgação do produto e de promoções. Pesquise o que desperta o interesse de seu público e invista neste tipo de conteúdo.

Busque criar uma conexão entre sua marca e os clientes, tentando manter uma consistência em suas postagens, que remeta à identidade de sua empresa e ao que o público espera de seu produto. Não poste conteúdo indiscriminadamente na rede, pensando somente em quantidade de material. Caso o usuário não se veja no que está sendo divulgado, isto é receita para perder seguidores e engajamento em seu perfil.

Para a divulgação de seu produto, pense sempre em envolver os seguidores, trabalhando com a interatividade possibilitada pelo aplicativo. A exposição da mercadoria deve ser tão relevante quanto as ações pensadas para engajar seu cliente com a marca. Convide-o a dar opiniões sobre o negócio, sobre o que pensa ser relevante para melhorar os serviços, enviar fotos interagindo com o produto, enfim, as opções ficam por conta da criatividade da empresa.

Se seu negócio é do ramo da prestação de serviços, não se acanhe. Você também tem seu espaço no Insta. Sempre é uma boa para este segmento empresarial trabalhar com postagens exibindo os bastidores do serviço prestado, histórias com os funcionários ou mesmo dicas rápidas referentes ao segmento de sua empresa. Não se limite na rede e pense pelo lado positivo. Se poucas empresas do seu ramo trabalham com o Instagram, a sua marca já possui uma vantagem logo de início para desbravar este filão, saindo do lugar comum e inovando na comunicação.

Pesquise bastante sobre palavras-chave e horários relevantes para seu público. O uso de hashtags no Instagram é muito importante e deve ser aproveitada sempre. E a hora de publicação de suas postagens deve estar sincronizada com o momento que seu público está conectado à rede, para garantir maior alcance do conteúdo.

Vale lembrar que o Instagram foi incorporado recentemente ao Facebook, o que por si só já é um incentivo monumental ao uso da rede, já que o acesso disponibilizado aos dados do Facebook dá um enorme poder de segmentação aos anúncios. E, no Brasil, o número de usuários do Instagram já chega a mais de 35 milhões, perdendo somente para os EUA. Com este volume enorme de potenciais clientes, sua empresa não pode se dar ao luxo de estar ausente neste meio. Então aposte no visual do seu produto e desbrave o Instagram.

Exclusiva Brasil
por Exclusiva Brasil dia 9 de agosto de 2017
Administrador da Exclusiva Brasil

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